segunda-feira, 19 de julho de 2010

Triatlo de Aveiro 2010

Como já devem ter reparado, as duas provas que tinha na minha barra lateral onde diz "Próximas Provas" já desapareceram e ainda não coloquei nada lá porque ainda não sei quais vão ser as provas futuras. Mas, se elas desapareceram é sinal que já as fiz e foi neste fim de semana que passou, dias 17 e 18 de Julho.
Era altura de competir mais uma vez em casa com o Triatlo de Aveiro que nos últimos anos tem vindo a ser realizado. À semelhança daquilo que aconteceu o ano passado, Aveiro acolheu duas das provas mais importantes que se realizam em Portugal. No sábado, a 2ª etapa do Campeonato Nacional Individual e no domingo o Campeonato Nacional de Clubes.
Sábado:
Para mim, era uma prova muito importante em todos os sentidos. Em primeiríssimo lugar estava a competir em casa e apesar de dar sempre o meu melhor em todas as provas que participo, competir em casa é sempre uma responsabilidade acrescida. Muitas pessoas a apoiarem-me que me deram muita força. Confesso, acho que nunca tinha ouvido tantas vezes o meu nome numa prova de Triatlo. Aproveito já a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que o fizeram. Depois, para além de estar a competir em casa, como falhei a 1º das 4 etapas que compõem o Campeonato Nacional Individual (apenas contam as 3 melhores), restavam-me 3.
Muitos atletas à partida mais uma vez na Ria de Aveiro junto ao Centro Cultural e de Congressos. Antes de suar a buzina tentei posicionar-me o melhor possível para tentar fugir à grande confusão e consegui. Com isto não apanhei porrada nenhuma e coloquei-me na 3ª posição. À medida que os metros foram passando senti-me cada vez mais confortável e acabei por passar para a 2ª posição (aí por volta dos 1.000m, que correspondia ao 1º elemento do grupo que perseguia o João Serrano, que desde cedo se destacou na frente. Com isto, no final do segmento, o Serrano era com alguma naturalidade o 1º atleta e eu seguia na 2ª posição a pouco mais de 30seg com alguns atletas nos meus pés.
Quando saí da água tentei fazer uma transição muito rápida para ser o 1º do grupo a sair do parque e acabei por conseguir o que me dava uma maior facilidade e liberdade para tentar descolar alguns atletas logo nos metros iniciais em cima da bike. Assim foi, o João Amorim que montou para a bike na minha roda acabou por descolar logo na 1ª subida e eu ficada isolado na 2º posição, mas já com o João Serrano na mira. Num dos pontos de retorno ao cruzar-mo-nos combinamos juntar-nos e trabalhar juntos. Assim foi, a meio da 1ª das 6 voltas de bike apanhei-o e seguimos juntos para tentar-mos a fuga. Entretanto atrás de nós o grupo partia e fomos apanhados por dois atletas: o Pedro Gomes e o Pedro Palma. Após a junção, seguimos os 4 até ao final da bike altura em que tínhamos cerca de 3min de vantagem para o grupo perseguidor.
Faltavam agora 10km de corrida final. Do grupo o grande favorito era mesmo o Pedro Palma mas não nos podíamos esquecer dos atletas que seguiam atrás de nós, entre eles Miguel Arraiolos e Ruben Costa, ambos bom corredores.
Quando comecei a correr, percebi logo que estava bastante cansado e que ia ser uma corrida sofrida. Confirmou-se. Não corri ao nível daquilo que consigo fazer e isso fez-me perder bastante tempo para o atleta da frente, Pedro Palma que confirmava o favoritismo. 2º era Pedro Gomes, 3º Serrano e 4º eu. Do Grupo de trás, o Miguel Arraiolos aproximava-se de forma perigosa, acabando mesmo por me passar na 3ª das 4 voltas do segmento final. assim eu caía para o 5º posto e não estava a conseguir acelerar e recuperar tempo para os da frente.
À entrada para a última volta, subitamente consigo aumentar bastante o ritmo e começo a aproximar-me muito do atleta que agora seguia no 4º posto. Era ele o João Serrano, que já tinha sido passado pelo Miguel Arraiolos, ainda na 3ª volta. Consegui aproximar-me muito e recuperei na última volta cerca de 45seg, mas não foram suficientes para passar o 4º classificado do qual fiquei no final da prova a apenas 8seg.
Resultado final: 1º Pedro Palma, 2º Pedro Gomes, 3º Miguel Arraiolos, 4º João Serrano e 5º Hugo Ventura (eu).
Nos Júniores, João Serrano em 1º, 2º para mim e 3º para o João Amorim.
No dia a seguir, mais uma prova, desta feita o Campeonato Nacional de Clubes, que se disputa no formato de estafetas, em que cada atleta dos 3 que compõem a equipa realiza um super-sprint. Mas para relatar esta prova passo por cá amanhã.
Importante também referir o trabalho das autoridades na segurança da prova. Aqui dois agentes da PSP meus conhecidos. Do meu lado direito, Raúl Lemos e do meu lado esquerdo o Chefe Rato.
Mais uma vez o meu muito obrigado a todos os que me apoiam.

1 comentário:

Anónimo disse...

prova muito disputada com atletas da frente fortissimos onde não havia espasso para distrações.
Faltou confiança na corrida para ter sido melhor mas sei que vais trabalhar para melhorares.
Aquele abraço e boms treinos.
Marques
PS.pode ser que nos encontremos por aí nas estradas em AVEIRO.