terça-feira, 6 de julho de 2010

A Prova...

Tal como prometido, aqui estou eu para relatar a prova de domingo passado, dia 04 de Julho de 2010.
35 era o meu número, no meio de um pontão cheio, com 69 júniores à partida. Como nas provas de júniores os dorsais são atribuídos de forma aleatória, o número que nos calha é aquele que temos de ocupar. E assim foi. Muita concentração antes da prova, com visualização de toda a prova e essencialmente visualização do percurso de natação. Com tudo alinhado, rapidamente se ouviu "take your marks" e logo de seguida suou a buzina.
Muita confusão claro e eu apesar de não ter feito uma boa partida, acabei por ficar bem encaixado no grande grupo, que me permitiu progredir com alguma rapidez.
À saída da água era o 2º português (o 1º foi o João Serrano), estava numa posição em que não me eram permitidos erros e perdas de tempo. Tinha de fazer uma boa transição para apanhar o grupo da frente e foi isso que aconteceu. Como sabem, tenho um segmento de bike sempre muito forte e fiz-me valer dessa minha capacidade para apanhar o grupo da frente assim que pude, com um inicio muito forte. Com isto, ficaram alguns adversários para trás e ao final da 1ª das 4 voltas de bike, o grupo da frente já estava formado e tinha cerca de 15 atletas onde eu me inseria e era único português. No grupo de trás, com cerca de 5 unidades seguia o Miguel Fernandes que acabaria por ser absorvido pelo grupo do João Amorim e Fabrício Tomás. Quanto ao João Serrano, sofreu um furo a meio da 1ª volta, trocou de roda na weel stop e no final da mesma volta voltou a furar. Sem dúvida um dia de azar para ele o que fez com que depois da 2ª troca da roda traseira ficasse no último grupo da prova.
As bikes continuavam em andamento e o meu grupo cavava segundos para os perseguidores e ao longo dos 20kms amealhou cerca de 1min10seg, vantagem com que entrámos na 2ª transição. Agora era dar tudo para conseguir o melhor lugar possível.
Acabei por perder alguns metros no parque (embora não muitos) para alguns elementos e tentei sair forte sem perder referências. Assim foi. Mantive sempre alguns atletas na minha mira e durante o percurso acabei por conseguir passar um alemão. Tinha recuperado uma posição, mas logo de seguida fui passado por um italiano do grupo de trás (era só o Campeão do Mundo de Duatlo =P) e portanto, voltava a ocupar a mesma posição da classificação geral. Já nos metros finais aproximava-me de um outro italiano que tentei alcançar, mas com a meta já à vista foi impossível.
Resultado final: 12º lugar, que faz dele a minha melhor classificação enquanto júnior no ano em que termino a minha prestação em Campeonatos Internacionais neste escalão. Quanto ao resto dos portugueses. Miguel Fernandes foi 26º, Fabrício Tomás 31º, João Amorim 46º e João Serrano 62º.
Já de regresso a Portugal, segue-se o meu 1º Triatlo Olímpico da época a realizar na Minha Terra no fim de semana de 17 e 18 deste mês. Sábado 17, Aveiro recebe a 2ª etapa do Campeonato Nacional Individual e domingo 18, o Campeonato Nacional de Clubes nos mesmos moldes do ano passado. Até lá, resta-me treinar...
Fotografias: Paulo Gonçalves

8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Hugo!

É sem dúvida uma boa classificação de nível europeu e motivo de orgulho para todos nós, de Ílhavo. Estes jovens Triatletas... têm-te como uma referência!

Um abraço!

Anónimo disse...

Bonitas fotos e uma representação satisfatória visto o passado recente.Axo k tens mtas putencialidades para conseguires singrar.Vê lá não as deixes escapar porque elas não estão sempre a surgir. AVEIRO, passo seguinte.Atè lá bons treinos e aquele abraço.

Josué disse...

Parabéns Hugo pelo teu brilhante resultado!
Manter a forma para este fim-de-semana e fazer um bom resultado em Aveiro, ou seja...
Até lá um abraço e votos de bons treinos
Josué

Anónimo disse...

Antes de mais queria dar-te os parabens..... grande prova, custou mas foi... de salientar que o italiano nao e campeao do mundo lol e so da europa :P abraço e vimonos em aveiro. Abraço Veiga

mira disse...

boa tarde, gostaria de saber se seria possível fazer alguns treinos de ciclismo por volta de dia 19 a 24 de Julho uma vez que vou passar uns dias em Aveiro e não conheço ninguém para treinar nem conheço a zona, se não, poderia me dar o contacto de alguém que treine nessa zona.
Atenciosamente Miguel Morais.

Anónimo disse...

"só da europa"?????? é pouco não?!!!!!!!!

Anónimo disse...

"O espanhol Mario Mola é o novo Campeão Mundial de Triatlo no escalão Júnior 2009", in FTP

Anónimo disse...

O anónimo do ultimo comentário comfundiu DUATLO com TRIATLO.
não é que seja muito relevante.
Abraço Mario Matos.