Como já devem ter reparado, as duas provas que tinha na minha barra lateral onde diz "Próximas Provas" já desapareceram e ainda não coloquei nada lá porque ainda não sei quais vão ser as provas futuras. Mas, se elas desapareceram é sinal que já as fiz e foi neste fim de semana que passou, dias 17 e 18 de Julho.
Era altura de competir mais uma vez em casa com o Triatlo de Aveiro que nos últimos anos tem vindo a ser realizado. À semelhança daquilo que aconteceu o ano passado, Aveiro acolheu duas das provas mais importantes que se realizam em Portugal. No sábado, a 2ª etapa do Campeonato Nacional Individual e no domingo o Campeonato Nacional de Clubes.
Sábado:
Para mim, era uma prova muito importante em todos os sentidos. Em primeiríssimo lugar estava a competir em casa e apesar de dar sempre o meu melhor em todas as provas que participo, competir em casa é sempre uma responsabilidade acrescida. Muitas pessoas a apoiarem-me que me deram muita força. Confesso, acho que nunca tinha ouvido tantas vezes o meu nome numa prova de Triatlo. Aproveito já a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que o fizeram. Depois, para além de estar a competir em casa, como falhei a 1º das 4 etapas que compõem o Campeonato Nacional Individual (apenas contam as 3 melhores), restavam-me 3.
Muitos atletas à partida mais uma vez na Ria de Aveiro junto ao Centro Cultural e de Congressos. Antes de suar a buzina tentei posicionar-me o melhor possível para tentar fugir à grande confusão e consegui. Com isto não apanhei porrada nenhuma e coloquei-me na 3ª posição. À medida que os metros foram passando senti-me cada vez mais confortável e acabei por passar para a 2ª posição (aí por volta dos 1.000m, que correspondia ao 1º elemento do grupo que perseguia o João Serrano, que desde cedo se destacou na frente. Com isto, no final do segmento, o Serrano era com alguma naturalidade o 1º atleta e eu seguia na 2ª posição a pouco mais de 30seg com alguns atletas nos meus pés.
Quando saí da água tentei fazer uma transição muito rápida para ser o 1º do grupo a sair do parque e acabei por conseguir o que me dava uma maior facilidade e liberdade para tentar descolar alguns atletas logo nos metros iniciais em cima da bike. Assim foi, o João Amorim que montou para a bike na minha roda acabou por descolar logo na 1ª subida e eu ficada isolado na 2º posição, mas já com o João Serrano na mira. Num dos pontos de retorno ao cruzar-mo-nos combinamos juntar-nos e trabalhar juntos. Assim foi, a meio da 1ª das 6 voltas de bike apanhei-o e seguimos juntos para tentar-mos a fuga. Entretanto atrás de nós o grupo partia e fomos apanhados por dois atletas: o Pedro Gomes e o Pedro Palma. Após a junção, seguimos os 4 até ao final da bike altura em que tínhamos cerca de 3min de vantagem para o grupo perseguidor.
Faltavam agora 10km de corrida final. Do grupo o grande favorito era mesmo o Pedro Palma mas não nos podíamos esquecer dos atletas que seguiam atrás de nós, entre eles Miguel Arraiolos e Ruben Costa, ambos bom corredores.
Quando comecei a correr, percebi logo que estava bastante cansado e que ia ser uma corrida sofrida. Confirmou-se. Não corri ao nível daquilo que consigo fazer e isso fez-me perder bastante tempo para o atleta da frente, Pedro Palma que confirmava o favoritismo. 2º era Pedro Gomes, 3º Serrano e 4º eu. Do Grupo de trás, o Miguel Arraiolos aproximava-se de forma perigosa, acabando mesmo por me passar na 3ª das 4 voltas do segmento final. assim eu caía para o 5º posto e não estava a conseguir acelerar e recuperar tempo para os da frente.
À entrada para a última volta, subitamente consigo aumentar bastante o ritmo e começo a aproximar-me muito do atleta que agora seguia no 4º posto. Era ele o João Serrano, que já tinha sido passado pelo Miguel Arraiolos, ainda na 3ª volta. Consegui aproximar-me muito e recuperei na última volta cerca de 45seg, mas não foram suficientes para passar o 4º classificado do qual fiquei no final da prova a apenas 8seg.
Resultado final: 1º Pedro Palma, 2º Pedro Gomes, 3º Miguel Arraiolos, 4º João Serrano e 5º Hugo Ventura (eu).
Nos Júniores, João Serrano em 1º, 2º para mim e 3º para o João Amorim.
No dia a seguir, mais uma prova, desta feita o Campeonato Nacional de Clubes, que se disputa no formato de estafetas, em que cada atleta dos 3 que compõem a equipa realiza um super-sprint. Mas para relatar esta prova passo por cá amanhã.
Importante também referir o trabalho das autoridades na segurança da prova. Aqui dois agentes da PSP meus conhecidos. Do meu lado direito, Raúl Lemos e do meu lado esquerdo o Chefe Rato.
Mais uma vez o meu muito obrigado a todos os que me apoiam.