Já estava mais que na hora de vir aqui escrever alguma coisa, sobre a última prova que fiz e que já foi à cerca de uma semana e meia. O ano passado, não tinha participado no Triatlo de Setúbal visto que estava lesionado, mas este ano estava tudo ok. Cheguei ao local da prova com bastante tempo o que me permitiu fazer as coisas com bastante calma. Depois de fazer o check-in fui vestir o fato isotérmico. A temperatura da água era de 20ºC segundo as medições, o que significava que podíamos, ou não usar fato isotérmico. Dada a distância da prova, como é evidente todos os participantes optaram por usar fato isotérmico. Entrei para a água para fazer o aquecimento, fui perto da primeira bóia e voltei, quando cheguei ao local de partida esperei um pouco e depois alinhei para a partida. Ao meu lado estava o João Serrano - SR Camarnal.
Natação:
Para mim foi a natação mais rápida do ano. O Serrano arrancou muito forte e eu não consegui seguir o seu ritmo. Restava-me tentar encaixar em alguém, ou se fosse necessário, ser eu a puxar. Inicialmente encaixei num grupo restrito, mas o ritmo parecia-me fácil e "espreitei" para ver os restantes atletas. Já seguiam 3 atletas na frente e o meu grupo tinha de nadar mais rápido, senão íamos perder muito tempo. Assim tomei as rédeas e fui para a frente puxar. Ao final de uma volta das duas que compunham o segmento de natação, apanhei o João Pereira - Alhandra Sporting Clube que seguia numa posição intermédia entre os dois grupos. O resto da natação foi feita nos pés do atleta do Alhandra. Assim, no final do segmento inicial eu estava na 4ª posição na companhia do João e do Bruno Pais - Sport Lisboa e Benfica.
Ciclismo:
Perdi algum tempo na transição e o Bruno Pais e o João Pereira ganharam-me metros importantes.
Quando montei na bike eles acabaram por esperar por mim, até que que recuperasse o tempo perdido na transição para formar-mos um trio na perseguição. Na frente seguiam o João Serrano, Duarte Marques - Águias de Alpiarça e Vasco Pessoa - Clube de Triatlo do Fundão. Ao fim de uma volta, a diferença estava anulada, muito por trabalho do Bruno e do João Pereira, já que eu não consegui ajudar aquilo que pretendia. Assim, por esta altura eramos 6 atletas na frente da prova. Na altura da junção o João Pereira destacou-se ligeiramente e acabou por "fugir" definitivamente. A perseguição não se iniciou imediatamente e talvez tenha estado aí o erro. O João foi ganhando tempo e à chegada à 2ª transição tinha cerca de 2min de vantagem, que lhe dava muita margem para o segmento de corrida final.

Corrida:
Entrei em 2º do grupo no parque de transição e acabei por fazer uma transição razoável. Na frente do nosso grupo saía o Bruno Pais seguido do Duarte Marques. Mais atrás vinha Vasco Pessoa e eu logo no seu encalce. Na 6ª posição (contando com o João Pereira) saía o João Serrano.
Com um segmento de corrida muito exigente e com dificuldades logo nos metros iniciais de cada volta, encontrei o meu ritmo. Na frente da corrida as coisas estavam iguais aquando da saída do parque de transição, mas agora as diferenças eram maiores.
Eu perdia tempo para os atletas que seguiam à minha frente e atrás de mim, ao João Serrano acontecia a mesma coisa. No entanto, vinham atletas do grupo de trás a correr muito bem e a recuperar tempo. Já na última volta, o atleta do Sporting Ruben Costa aproximava-se perigosamente de mim e já tinha passado o Serrano. Na entrada para a recta que antecedia a pequena recta da meta já estava muito próximo e eu previa uma chegada ao sprint. Tentei forçar o ritmo, mas não "gastei" tudo porque poderia ser necessário para o sprint. Ao chegar à última curva o Ruben já estava muito perto. Tendo a vantagem de me encontrar à frente, dei a última curva toda por dentro e para ser passado, tinha de ser por fora. Quando entrei na recta da meta o Ruben estava mesmo atrás de mim e eu tinha que sprintar se queria manter o meu lugar. Foi isso que fiz. Sprintei e consegui manter o meu 5º lugar, que me davam pontos importantes para o Campeonato Nacional Individual.


Contas finais (Top 10):
1º - João Pereira - Alhandra Sporting Clube
2º - Bruno Pais - Sport Lisboa e Benfica
3º - Duarte Marques - Águias de Alpiarça
4º - Vasco Pessoa - Clube de Triatlo do Fundão
5º - Hugo Ventura - Clube Olímpico de Oeiras
6º - Ruben Costa - Sporting Clube de Portugal
7ª - José Veiga - Clube Olímpico de Oeiras
8º - João Amorim - Alhandra Sporting Clube
9º - João Serrano - SR Camarnal
10º - Alberto Gonzáles - COMPEED Tri-Oeste
P.S.: Fotografias: Victor Carapelho
Sem comentários:
Enviar um comentário