quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Setúbal - 3ª Etapa Camp. Nac. Individual

Já estava mais que na hora de vir aqui escrever alguma coisa, sobre a última prova que fiz e que já foi à cerca de uma semana e meia. O ano passado, não tinha participado no Triatlo de Setúbal visto que estava lesionado, mas este ano estava tudo ok. Cheguei ao local da prova com bastante tempo o que me permitiu fazer as coisas com bastante calma. Depois de fazer o check-in fui vestir o fato isotérmico. A temperatura da água era de 20ºC segundo as medições, o que significava que podíamos, ou não usar fato isotérmico. Dada a distância da prova, como é evidente todos os participantes optaram por usar fato isotérmico. Entrei para a água para fazer o aquecimento, fui perto da primeira bóia e voltei, quando cheguei ao local de partida esperei um pouco e depois alinhei para a partida. Ao meu lado estava o João Serrano - SR Camarnal.
Natação:
Para mim foi a natação mais rápida do ano. O Serrano arrancou muito forte e eu não consegui seguir o seu ritmo. Restava-me tentar encaixar em alguém, ou se fosse necessário, ser eu a puxar. Inicialmente encaixei num grupo restrito, mas o ritmo parecia-me fácil e "espreitei" para ver os restantes atletas. Já seguiam 3 atletas na frente e o meu grupo tinha de nadar mais rápido, senão íamos perder muito tempo. Assim tomei as rédeas e fui para a frente puxar. Ao final de uma volta das duas que compunham o segmento de natação, apanhei o João Pereira - Alhandra Sporting Clube que seguia numa posição intermédia entre os dois grupos. O resto da natação foi feita nos pés do atleta do Alhandra. Assim, no final do segmento inicial eu estava na 4ª posição na companhia do João e do Bruno Pais - Sport Lisboa e Benfica.
Ciclismo:
Perdi algum tempo na transição e o Bruno Pais e o João Pereira ganharam-me metros importantes.Quando montei na bike eles acabaram por esperar por mim, até que que recuperasse o tempo perdido na transição para formar-mos um trio na perseguição. Na frente seguiam o João Serrano, Duarte Marques - Águias de Alpiarça e Vasco Pessoa - Clube de Triatlo do Fundão. Ao fim de uma volta, a diferença estava anulada, muito por trabalho do Bruno e do João Pereira, já que eu não consegui ajudar aquilo que pretendia. Assim, por esta altura eramos 6 atletas na frente da prova. Na altura da junção o João Pereira destacou-se ligeiramente e acabou por "fugir" definitivamente. A perseguição não se iniciou imediatamente e talvez tenha estado aí o erro. O João foi ganhando tempo e à chegada à 2ª transição tinha cerca de 2min de vantagem, que lhe dava muita margem para o segmento de corrida final.
Corrida:
Entrei em 2º do grupo no parque de transição e acabei por fazer uma transição razoável. Na frente do nosso grupo saía o Bruno Pais seguido do Duarte Marques. Mais atrás vinha Vasco Pessoa e eu logo no seu encalce. Na 6ª posição (contando com o João Pereira) saía o João Serrano.
Com um segmento de corrida muito exigente e com dificuldades logo nos metros iniciais de cada volta, encontrei o meu ritmo. Na frente da corrida as coisas estavam iguais aquando da saída do parque de transição, mas agora as diferenças eram maiores.Eu perdia tempo para os atletas que seguiam à minha frente e atrás de mim, ao João Serrano acontecia a mesma coisa. No entanto, vinham atletas do grupo de trás a correr muito bem e a recuperar tempo. Já na última volta, o atleta do Sporting Ruben Costa aproximava-se perigosamente de mim e já tinha passado o Serrano. Na entrada para a recta que antecedia a pequena recta da meta já estava muito próximo e eu previa uma chegada ao sprint. Tentei forçar o ritmo, mas não "gastei" tudo porque poderia ser necessário para o sprint. Ao chegar à última curva o Ruben já estava muito perto. Tendo a vantagem de me encontrar à frente, dei a última curva toda por dentro e para ser passado, tinha de ser por fora. Quando entrei na recta da meta o Ruben estava mesmo atrás de mim e eu tinha que sprintar se queria manter o meu lugar. Foi isso que fiz. Sprintei e consegui manter o meu 5º lugar, que me davam pontos importantes para o Campeonato Nacional Individual.
Contas finais (Top 10):
1º - João Pereira - Alhandra Sporting Clube
2º - Bruno Pais - Sport Lisboa e Benfica
3º - Duarte Marques - Águias de Alpiarça
4º - Vasco Pessoa - Clube de Triatlo do Fundão
5º - Hugo Ventura - Clube Olímpico de Oeiras
6º - Ruben Costa - Sporting Clube de Portugal
7ª - José Veiga - Clube Olímpico de Oeiras
8º - João Amorim - Alhandra Sporting Clube
9º - João Serrano - SR Camarnal
10º - Alberto Gonzáles - COMPEED Tri-Oeste
P.S.: Fotografias: Victor Carapelho

Sem comentários: