sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Final do Campeonato Nacional Individual

Foi no passado domingo dia 17 de Outubro que se realizou o último triatlo desta época. Ao contrário daquilo que tem acontecido nos últimos anos e devido ao mau tempo e forte ondulação do mar na praia do Tamariz nas datas em que estava previsto o Triatlo do Estoril, a final do Campeonato Nacional de Triatlo foi adiada uma semana e com isto foi também deslocada para Montemor-o-Velho. Os horários das provas mantinham-se todos iguais e estava prevista uma manhã de domingo cheia de Triatlo e emoções fortes. Para abrir as competições houve uma primeira prova, naturalmente com distâncias mais curtas que foi ganha pelo Miguel Fernandes - Clube Olímpico de Oeiras.
Mais tarde iria desenrolar-se a final do campeonato Nacional disputada na distância Olímpica. Com partidas separadas, as atletas femininas partiam às 11h00 e os atletas masculinos 30min depois às 11h30. Com este tempo entre as provas, deu para perceber aquilo que se passou no segmento de natação da prova feminina. À saída da primeira volta de natação (a partida era no pontão e para se iniciar a 2ª volta tinha que se subir novamente para o pontão, correr alguns metros e voltar a saltar para dentro de água para a próxima volta) era a Mariana Costa que seguia na frente seguida de perto por Maria Areosa, Raquel Rocha e Anaís Moniz. No entanto, na 2ª volta fizeram-se diferenças muito grandes e formaram-se duetos na frente da competição. Apenas a Maria Areosa seguia nos pés da Mariana que liderou durante todo este segmento inicial. Assim à saída da água tinhamos este primeiro dueto na frente. Atrás apareciam Anaís Moniz com Raquel Rocha e mais atrás Bárbara Clemente com Joana Marques.
Entretanto eu já estava com o fato isotérmico vestido e já tinha aquecido. Já não faltava muito para a última partida do dia. À medida que o tempo passava comecei a tentar ver qual era o melhor lugar para partir do pontão e optei por me posicionar quase de frente para a 1ª bóia que tínhamos que contornar.
Com poucos minutos para a partida todos estavam alinhados e preparados. 40 segundos e houve modificações no pontão. O João Serrano começa a correr por trás de todos, coloca-se à esquerda do pontão e Duarte Marques vai atrás dele. Eu optei por manter a posição. Aos seus lugares e eu quase que fazia falsa partida uma fez que entre este sinal e o sinal de partida houve um grande compasso de espera. Quando ouvi a buzina felizmente ainda me encontrava em cima do pontão e foi um grande alívio para mim. Entrei dentro de água e tive um a boa partida sem grande porrada. Encaixei no grupo que acabou por deixar escapar dois atletas logo na 1ª volta. Era eles Duarte Marques e João Serrano. À saída da 1ª volta eu assumi a liderança do grupo e ainda apanhei 3 atletas que estavam em posição intermédia e estava agora na 3ª posição.
Foi neste lugar que saí da água e estava bem próximo do duo da frente. Com uma boa transição, demorei cerca de 1,5km a colar ao duo da frente com quem fiz uma volta.
Ao final de uma volta, já se tinham juntado a nós mais 3 atletas - João Pereira, João Amorim e Miguel Arraiolos - e ao fim de 3 voltas mais um grupo algo numeroso com Pedro Gomes, Ruben Costa e outros. Durante o segmento de ciclismo, deu para perceber como estava a prova feminina. Na frente estava a Mariana e a Maria. Nas restantes posições, as atletas femininas seguiam todas sozinhas e de todas elas quem seguia com um ritmo mais interessante era a Bárbara Clemente.
O restante ciclismo foi calmo apesar de eu tentar mexer qualquer coisa na subida que a prova tinha em cada volta, mas a minha intenção acabou por não resultar. Assim, chegávamos todos juntos ao parque de transição e a decisão estava adiada para os 10km finais.
Acabei por não fazer uma má transição, mas já isso não se pode dizer do segmento de corrida final. Quando comecei a correr, vi logo que não estava nada famoso. Não consegui sair rápido do parque de transição e não consegui apanhar a cola de um grupo que se formou e que me poderia ter ajudado muito pelo menos na fase inicial do segmento de corrida que era uma enorme recta contra o vento. Enfim, posto isto fui sozinho, mas eu tinha a noção que estava a correr muito lento. Sem conseguir pelo menos progredir por pouco que fosse durante a corrida, acabei por seguir practicamente sempre á mesma velocidade. Não sei o que aconteceu, não sei o que poderei ter feito mal, mas o que é certo é que aquela corrida não foi nada boa.
Ultimamente a corrida andava-me a sair bem e durante a bike eu estava-me a sentir bem e pensava que iria conseguir correr forte. O que é certo é que isso não aconteceu. Alimentei-me bem, treinei bem e descansei bem. Acho que não poderia ter feito mais. Mas pronto, já está já está. Assim, fui ainda passado pelo José Veiga que vinha no grupo de trás e terminei a prova na 11ª posição. Quem ganhou a prova foi o Duarte, 2º posição para João Pereira e a fechar o pódio ficou o Ruben Costa.
Na competição feminina, Maraina Costa venceu, seguida de Maria Areosa e Bárbara Clemente. Os novos Campeões Nacionais de Triatlo são Duarte Marques e Mariana Costa. Quanto a mim, com esta prova menos conseguida, acabei por falhar o pódio que parecia à partida da final ser um objectivo fácil. Tal não se verificou e acabei por ficar na 4ª posição, que acaba por não ser um mau resultados, mas que pronto...
Agora, estou num período de transição, o que significa que estou a baixar progressivamente o volume e intensidade de treino para começar a próxima com muita vontade e determinação.

Sem comentários: