segunda-feira, 7 de junho de 2010

Triatlo de Peniche

Foi no passado sábado que se disputou o Campeonato Nacional de Júniores e também o Campeonato Nacional de Grupos de Idade, que à semelhança daquilo que tem acontecido nos 2 anos anteriores, foi em Peniche. Uma tarde que contou com 3 provas: Aquatlo (super-sprint), Triatlo (super-sprint) e outro Triatlo (sprint). Foi precisamente nesta última competição que se disputaram os títulos que acima referi e portanto na prova em qual eu participei.
Procedimentos habituais de colocação do material necessário no parque de transição, ver as provas anteriores e chegada a hora, preparar realmente para a prova.
Aqui a vestir o fato isotérmico e como à sombra não havia bancos para eu me sentar e vestir mais facilmente, eis que o meu pai tem uma ideia brilhante.
Uma vez que se tratava do Campeonato Nacional de Júniores, estes partiram separados do resto dos participantes e dada a partida, voltei a conseguir um bom arranque o que me permitiu integrar deste início o grupo da frente. À saída da água vinha um grupo com cerca de 6 elementos.
Como o inicio da bike foi algo forte (pelo menos da minha parte) acabou por juntar na frente da competição apenas um grupo de 5 elementos: Eu, João Amorim, João Serrano, Miguel Fernandes e Vasco Pessoa. 4 júniores para 3 lugares no pódio e um sub-23. A 1ª volta foi calma e adivinhava-se um ciclismo muito táctico devido aos atletas com aspirações ao título que lá se encontravam, no entanto, nesta volta quase todos puxaram, é claro que uns mais que outros. Início da 2ª volta já não havia entendimento no grupo. Ora se não queriam puxar eu também não fui puxar. Resguardei-me durante cerca de 2-3kms já a pensar no meu 1º ataque. Tinha de ser um ataque em condições. E assim foi, na subida que antecede a chegada ao farol eu acelero muito o andamento e nem todos conseguem acompanhar. Ficou o Miguel Fernandes. Agora 4 na frente. Mas ainda faltava uma volta para o final deste segmento e com mais uma passagem por aquela subida, eu já pensava noutro ataque. Quando lá cheguei, como tinha pensado ataquei outra vez e desta feita ficou lá mais um. Desta vez foi o João Serrano que com a chegada do final deste segmento já próxima, acabou por não perder muito tempo, mas ainda assim algum. Final do segmento, entrada no parque de transição (aqui perdi algum tempo devido ao empedrado que era bastante perigoso e onde eu me cortei um bocado, para não colocar em questão a minha integridade física).
Nesta fotografia: final da 2ª volta, já só com 4 elementos na frente
Início do segmento de corrida final. Saí na terceira posição (da geral, 2º júnior) com o Vasco Pessoa e o João Amorim à minha frente, mas cedo fui passado pelo João Serrano que com a minha perda de tempo recuperava terreno. Aqui sou sincero, todo aquele trabalho que fiz na bike e que ditou que dois atletas ficassem para trás, pesou-me nas pernas. Mal comecei a correr senti as pernas "pesadas". Mas tinha de aguentar e sofrer para segurar pelo menos 0 3º lugar júnior, que era o mais importante neste dia.
Na parte final da prova, fui passado pelo José Estrangeiro que fez um segmento final de grande nível e assim relegou-me para a 5ª posição da geral, mas ainda assim 3º júnior e também 3º do Grupo de Idade 18-19 anos. E foi assim o meu último Campeonato Nacional no escalão de júniores. Para o ano a cor do dorsal já muda.
Resultados Finais Absolutos
1º - João Amorim
2º - Vasco Pessoa
3º - João Serrano
4º - José Estrangeiro
5º - Hugo Ventura
Campeonato Nacional de Júniores
1º - João Amorim
2º - João Serrano
3º - Hugo Ventura
4º - Miguel Fernandes
5º - Hugo Alves
O pódio do Grupo de Idade 18-19 anos, já que as medalhas do Campeonato Nacional de Júniores, são entregues no final da época.
Próxima prova: Triatlo de Oeiras - Domingo,13 de Junho

1 comentário:

Anónimo disse...

É bem verdade Hugo aquele empedrado, teve que se lhe diga eu próprio sofri uma queda a acabar o ciclismo nesse mesmo sítio mas nao fui o único parece que houve muitos que tiveram o mesmo azar. É preciso é saber quando arriscar ou jogar pelo seguro, contudo continua a ser uma excelente prova, parabéns pela tua classificação.
Bons treinos,
Nuno Lima