quinta-feira, 17 de junho de 2010

Triatlo de Oeiras

Bom, já venho um pouco atrasado, mas venho sempre a tempo de dizer alguma coisa sobre aquilo que aconteceu no passado domingo. Foi o Triatlo de Oeiras, prova pontuável para a Taça de Portugal e que desta feita já não era prova de apuramento para o Campeonato da Europa de júniores, uma vez que a selecção em causa já estava definida. A última vez que fiz este Triatlo foi em 2007 e digamos que foi aquele Triatlo que me mandou para este Mundo em que vivo agora: o Triatlo. Nesse ano fui o 1º a sair da água, integrei uma fuga com o João Amorim e acabria por terminar na 3ª posição absoluta, que me enviou directamente para a equipa principal do Campeonato da Europa de Juvenis por estafetas desse ano que se realizou em Kuopio na Finlândia.

Bom, relativamente a este ano como esperado as coisas foram bastante diferentes. Tudo começou com uma natação muito rápida (pelo menos eu achei) o que fez com que eu descolasse alguns metros. Fui-me apercebendo que estava a perder algum tempo ainda durante o segmento inicial e chegado ao parque de transição após uma longa corrida desde a praia é que consegui ter ideia da real distância. Era uma diferença difícil de recuperar. Seguiam 3 atletas na frente. Após uma transição que não foi perfeita, saí do parque completamente a dar tudo e apanhei alguns atletas. Mas eu neste dia não queria andar em grupo porque sabia que iria ficar prejudicado. Tinha de o fazer sozinho por muito que me custasse. Foi então que ainda antes dos 2km iniciais deste segmento decidi atacar numa pequena inclinação em Sto. Amaro de Oeiras. Consegui deixar para trás os 4 atletas que então seguiam comigo e a partir daqui era uma luta solitária e em contra-relógio contra os 3 atletas da frente. Entretanto apanhei o Pedro Mendes que tinha descolado do João Serrano e João Amorim (agora o duo da frente) que acabaria também por não me conseguir seguir. Aos 12kms apanhei o duo da frente e seguimos juntos até ao parque de transição, onde fui o 1º a entrar.

Inicio do segmento de corrida final, acabei por ser o 3º a iniciá-lo, já que a minha transição não foi famosa e segui agora atrás dos outros dois atletas. Perdi o contacto logo ao inicio e acusei realmente o cansaço do esforço despendido para chegar à frente da competição. Mas fui um preço que eu preferi pagar. Agora restava-me dar o meu melhor na corrida e tentar ficar o melhor possível. Acabei por ser passado pelo José Veiga (também ele do Olímpico de Oeiras) e depois mantive a 4ª posição até final.
O vencedor foi o João Amorim, que terminou ao sprint com o João Serrano. Terceira posição para o José Veiga e 4º posto para mim.
E foi mais ou menos assim a prova que teve como vencedores de clubes, no sector feminino o Alhandra Sporting Club e no sector masculino mais uma vez o Clube Olímpico de Oeiras, que mantém a invencibilidade.
P.S: Continuo a ter boas recordações deste Triatlo. Fi-lo duas vezes e das duas vezes adorei fazê-lo.

2 comentários:

Anónimo disse...

prepara-te é bem para os novos combates que por aí estão a surgir.

VICVFX disse...

belas fotos man.....