quarta-feira, 2 de junho de 2010

Aveiro - S. Pedro do Sul

Foi no passado sábado, dia 29 de Maio de 2010 que o grupo com quem pedalo em Aveiro se organizou para fazer uma valente tirada. "A equipa está formada e é forte" como disse o João Moreira. Como não podia deixar de ser, o encontro e local de partida foram no Knock-Out Heath Club. Com isto, às 08h30 estávamos a partir para a nossa tirada de cerca de 100km de pura montanha. O grupo era este (mais uma vez vou usar as palavras do João):
João Moreira
Paulo Pires, a mais recente aquisição
Hugo Ventura, o Triatleta
Luís Ventura, mais vale partir que vergar
Henrique Graça, o Robocop que trepa montanhas
Nuno Daniel, TrekMen ;) Trepador!
António Barbosa, joga na equipa do Luís!
António Salgueiredo, o Cancellara
João Filipe, o Beginner
João Miguel, o Cancellara nº2
David Homem, Campeão Nacional de Corridas de Aventura, só.
Samuel Neves, um aluno exemplar. Bem-vindo!
Abrantes, não vai pedalar mas não menos importante, vai ser o 'Chefe de Fila' dos carros e vai por ordem nas condutoras.
Parte inicial do percurso até Serenada do Vouga plana, apenas com pequenas subidas. Depois a partir daqui começavam as dificuldades. Após a 1ª pausa de alguns em Serenada (outros foram seguindo) começava a verdadeira montanha inicialmente com uma subida de pouca inclinação mas prolongada. Como fui daqueles que fiquei parado, tive de subir mais rápido para apanhar os da frente. Enquanto isto ainda deu para brincar um bocadinho com um grupo que encontrámos e que pensavam que éramos fraquinhos. Resumindo, Eu e o João Moreira acabámos a subida a 33km/h, já com todos esfrangalhádos (daquele tal grupo). Reagrupamento do nosso grupo. Seguia-se uma fase de transição até à próxima subida, que fizemos mais ou menos juntos, sem grandes diferenças. Nesta altura lembrei-me de fazer isto:

Mas depois é que vinha o pior. Tínhamos chegado à primeira grande rampa. Com troços de 14-15% de inclinação e ainda com uma extensão considerável (+/- 6kms), foi realmente um obstáculo difícil de ultrapassar para todos. Cheguei a uma altura que já não tinha mais mudanças e bem que me fizeram falta. Chegados todos la a cima ninguém desmontou. Parabéns a todos. Como devem calcular por esta altura já estávamos a uma altitude engraçada e a humidade fazia-se sentir. Descemos um pouco, passámos por umas aldeias e algum empedrado no chão. Quando estávamos a passar numa das aldeias, oiço uma senhora a dizer "Bom dia" ao que nós respondemos também com um "Bom Dia". Depois disse ela assim "Boa Sorte". Foi aqui que eu me apercebi que as dificuldades estavam longe de estar ultrapassadas. Bem vou continuar e logo se vê o que praí vem. Uma rampa ainda pior. Mais longa, mais difícil e mais inclinada em toda a sua extensão. Um verdadeiro obstáculo. Lembrei-me várias vezes das grandes etapas das grandes voltas com chegada ao alto. Etapas com viragens que têm de ser feitas por fora senão não se consegue, enfim, absolutamente espectacular. Antes de mais deixo aqui os meus parabéns a quem desenhou o percurso, que de facto estava excelente. Mais uma vez chegámos todos lá a cima e agora sim, o pior já tinha passado. A partir daqui já apenas havia uma pequena subida e depois era a descer e plano até ao fim. Nunca desci tão rápido e atingi uns assustadores 79,3km/h.
Já todos em S. Pedro do Sul no ponto de chegada que era a Pensão David (propriedade da família do David Homem), era hora da foto de grupo da praxe (que eu ainda não tenho, mas assim que a tenha venho cá publicar), banho e depois a recompensa de um treino daqueles. Um Cabrito como eu já não comia à muito tempo. Mas o cabrito era só o prato principal. Entradas, sopa, sobremesa, bebidas, enfim, tudo a que tem direito um almoço de "lorde".
No fim de tudo, regresso a Aveiro, agora de carro até ao Knock-Out mais uma vez onde depois de agradecimentos a quem organizou (João Moreira e David Homem) e também depois de se combinar o treino para o dia a seguir, cada um foi para sua casa para "O Descanso do Guerreiro". Já chega de escrever, que já devem estar cansados de tanto ler.
A toda a malta um grande abraço e sempre que quiserem fazer uma coisa destas, já sabem que eu alinho... Abraços e Obrigado a todos. Beijinhos também para as condutoras que nunca nos deixaram e sem elas isto também não era possível.
P.S: Logo que as tenha coloco as fotografias

4 comentários:

João Correia disse...

Espectáculo! Mas, deixo uma pergunta: que faço ao torci-colo que contraí para poder ver o vídeo?

Abraço, Hugo.

Hugo Ventura disse...

Desculpe João, mas não consegui virar o vídeo =(
Mas o que conta é a ideia

Abraços e Obrigado por ser assíduo no meu blog

Anónimo disse...

Sim foi um dia mto.bem passado com varias sensações.para quem não gosta de subir vai lá vai,foi um aperto brutal mas como alguem diz antes partir k vergar.Adorei mesmo.
HUGO(meu filho)aproveita bem este grupo de amigos e mais alguns k não poderam estar presentes porque eles são verdadeiros.
Sabado Peniche lá estarei ao teu lado.ABRAÇO do teu PAI

Josué disse...

Fiquei com água na boca só de ler a descrição.
Estiva em estágio para o Triatlo Longo de Aveiro o dia seguinte, por isso não vos pude acompanhar.
Para a próxima contém comigo (O Carlos Sastre cá do bairro).