terça-feira, 16 de junho de 2009

Triatlo de Ferrol

Bem e aqui estou eu mais uma vez para contar aquilo que aconteceu em mais uma prova que realizei. desta vez, foi em Espanha - Ferrol o Campeonato Ibero-Americano e Taça da Europa de Triatlo. Na sexta-feira depois de almoço seguimos viagem do CAR em direcção ao Porto, onde fomos apanhar o Palma, depois continuámos a nossa viagem e chegámos a Ferrol, por volta das 21h00 locais. Jantar, dar uma volta pela cidade (aproveitámos para ver o percurso de bicicleta nas carrinhas) e regressar aos quartos para descansar. No sábado, os procedimentos normais com os reconhecimentos dos percursos e à tarde o descanso do guerreiro.
Chegava o dia. Bem cedo as raparigas levantávam-se para tomar pequeno-almoço e prepararem-se para a prova que tinha partida marcada para as 09h30. A melhor portuguesa no final da prova, foi Mariana Costa, que depois de uma brilhante prova conseguia o 5º lugar da geral e o 3º lugar na competição Ibero-Americana o que lhe valeu uma subida ao pódio. Filipa Ferreira, foi a 2ª melhor portuguesa, depois Joana Marques e Filipa Sampaio.
A Mariana no pódio do Campeonato Ibero-Americano
Quanto aos Homens, o nosso dia começava um pouco mais tarde. Pequeno-almoço, preparativos, material no parque de transição 2 (a prova tiha 2 parques), números nos braços pernas e mão, fotografia, vestir o fato e aquecimento dentro de água. Tudo isto se fez com a descontração necessária para que o stress não fosse mais do que aquele que já é naturalmente. QUanto à prova, foi assim:
Take your marks.... Péééééééé...
Natação: Para variar um bocadinho, muita porrada na natação, não apenas no início, mas durante todo o segmento. Fazia-se sentir um pouco de corrente e eu após ter partido bem e encaixado de imediato nos pés, consegui não desviar muito da "rota". Ao longo do percurso fui recuperando posições e saía perfeitamente encaixado ao final das voltas. Desta forma o 1º português a sair da água, foi sem espanto o Serrano, depois eu e o Amorim (os 3 no 1º grupo). Mais atrás saíam os outros 3 portugueses (Rúben, Fabricio e Palma) já noutro grupo.
Ciclismo: Todo o grupo que tinha saído à frente na água juntou na bicicleta e estava a rolar a uma velocidade jeitosa durante cerca de 4 voltas. Nas primeiras voltas ainda contou com a colaboração de dois Portugas, eu e Amorim, mas depois a mando do treinador presente e técnicos, acabámos por deixar as despesas para os outros atletas. O que é certo é que a cerca de 1 volta e meia do fim deste segmento (constituído por troço de ligação até ao PT2 e por 6 voltas de 6 km) o meu grupo acabava por ser alcançado pelo grupo perseguidor, que teve uma grande ajuda do Palma. Foi nesta altura que uma das algumas fugas que se foram tentando durante a prova resultou. Eu estava nos atletas da frente do grupo e ao ver um ataque que tinha grandes chances de resultar não hesitei em levantar o rabo (foi numa subida) e integrar a fuga com mais dois atletas (um dinamarquês e outro Belga) que acabava por resultar. até ao final do Ciclismo, ganhámos aproximadamente 1 minuto ao grupo e ao chegar ao PT conseguia ser o 1º a entrar.
Corrida: Faltavam só 10km de corrida final e foram 10km muito bons. A sensação de estar na frente é mesmo muito boa, principalmente quando se trata de uma prova internacional. Fiz quase 2 voltas na 2ª posição quando fui apanhado por um atleta. Mais tarde, acabava por recuperar o 2º posto, mas mais atletas e fortes corredores que vinham de trás acabaram por me passar (como era de esperar) tendo eu, conseguido a 13ª posição da geral.
Considero que fiz uma excelente prova e que acima de tudo não desiludi aqueles que mais me apoiam e a mim mesmo, que também é muito importante.
Quanto aos restantes portugueses, 23ª posição para o Palma, 35º o Amorim, 36º o Rúben, 37º Serrano e 41º Fabrício.
Os treinos continuam e novas provas irão surgir. Resta esperar e trabalhar.
Bons treinos e no próximo post deixo imagens da prova

4 comentários:

Miguel Andrade disse...

Parabéns Hugo! Grande Resultado!

Continuação de bons treinos e, claro, boas provas.

Força!

sica disse...

Excelente, como atleta do nosso pelotão sinto um orgulho muito grande em vêr esta geração de jovens a representar-nos de forma tão brilhante em provas internacionais.
Hugo parece que os Olimpicos são talhados para ti, 3 provas , 3 grandes resultados e neste um grande tempo (já só falta tirar 3' nos 10 kms.)

Anónimo disse...

Mais uma vez parabéns.
Paulo Pitarma

bibicas disse...

muitos parabens...