quinta-feira, 5 de maio de 2011

Camp. Mundo TriCross - A prova

O prometido é devido. Não podia ficar apenas com os post anterior, uma vez que ele não diz o importante: a prova. O aquecimento dentro de água foi muito breve, cerca de 400m (já que no seguimento de um atraso por parte da organização na abertura do parque nós também nos atrasámos) mas ainda assim consegui sentir que estava bem dentro de água que é o mais importante. Por vezes não é tanto o aquecimento que faz a diferença, mas sim a cabeça. Se acreditarmos que conseguimos é meio caminha andado para o sucesso. É claro que depois entra a preparação, o treino, a forma e tudo mais. Saí da água e alinhei, eu era o último a ser chamado com o numero 47 entre Elites e Sub23. Inicialmente muito nervoso miudinho que passado pouco tempo se transforma em ansiedade e vontade de competir. Depois de ouvir o meu nome fui para um lugar vago e concentrei-me a 100%. É dada a partida. Estava na altura de mostrar aquilo que valia e de mostrar a minha vontade de vencer. Sabia que estava bem preparado, por isso "não podia ter medo das pernas". Nos primeiros metros de natação levei muita porrada, mas consegui safar-me e colar bem no 1º grupo e a partir daí tive a vida mais facilitada sem qualquer tipo de contacto. Com isto saí da água em 5º SUb23 mas a escassos 5seg do 1º que era o outro português João Serrano. Apostei na transição rápida, foi das melhores e recuperei alguns segundos. Mas a cartada mais forte ainda estava para vir. Mal me montei sobre a minha bike que é claramente o meu ponto forte, acelerei e logo no inicio passei todos os Sub23. Isolei-me logo na 1ª volta de 4 que faziam o percurso de bike e conseguia por esta altura 1min de vantagem para o 2º classificado Sub23. Sabia que era muito importante ter uma vantagem grande. Apesar disto nunca "desarmei" e rodei entre os primeiros elites, 4º na altura. Entretanto fui passado por alguns deles e posicionei-me na 8ª posição da prova. Nesta altura a minha vantagem tinha caído para 45seg, talvez me tenha distraído. Na última volta voltei a acelerar e a vantagem aumentou para 2min. Previa-se um Campeão do Mundo Português. Com o melhor tempo na 2ª transição entre os Sub23, apesar da vantagem eu queria fazer uma corrida forte e bater-me de igual com melhores elites, tal como tinha feito em cima da bike. Foi o que fiz, saí forte e aguentei o ritmo até ao final, tendo sido passado apenas pelo atleta português Bruno Pais, já no último quilómetro de corrida. Com isto, aumentava o tempo sobre o 2º classificado, o Holandês Dullart. Na meta, tornava-me Campeão do Mundo de Triatlo Cross no escalão de Sub23. No que à geral diz respeito, foi 9º elite o que é um excelente resultado tendo em conta que estavam lá grandes atletas a nível mundial e dos quais andei sempre muito muito perto. Escusado será dizer que estou muito feliz por este resultado, é um sonho tornado realidade. À partida para a prova sabia que era possível e não deixei os meus créditos por mãos alheias e consegui. Agora posso dizer que sou Campeão do Mundo. Aturem-me mais um bocadinho que esta parte é muito importante. Guardei este último parágrafo especialmente para uns agradecimentos muito muito especiais, para as pessoas a quem eu dedico esta vitória e que sempre acreditaram em mim e me apoiaram incondicionalmente. São elas: VeloFitSystem - António e Élio Facão, acreditaram em mim logo desde o inicio, mesmo antes de eu ter sequer resultados relevantes, disponibilizaram-se para me ajudar e estou-lhes muito grato. Obrigado aos irmãos Facão e à VeloFit. Clube dos Galitos - Miguel Lopes, Nuno Tróia e Pres. António Granjeia. Direcção do Clube dos Galitos que me incluiu no seu recente projecto e que acreditaram no meu trabalho. José Gonçalves - o meu 1º treinador de triatlo e grande amigo. Sem ele isto não teria sido possível. A ele um agradecimento muito especial por tudo aquilo que fez por mim. João Moreira - Um grande amigo que treina comigo aos fins de semana de bike e que tem contribuído muito para a minha evolução. Como ele são também importantes todos os outros que me fazem companhia nos treinos de domingo, Henrique Graça, Barbosa, Paulo Pires e todos os outros. Obrigado a todos estes grandes amigos. Estrutura da FTP - que proporciona condições excelentes de treino, grupo de trabalho e enquadramento técnico. Como não posso mencionar aqui toda a gente, quero agradecer de forma conjunta a todos aqueles que de uma maneira ou de outra contribuíram para este resultado. Eles sabem quem são e são muito importantes. Muito obrigado. AOS MEUS PAIS - eles são as pessoas mais importantes da minha vida e são quem eu sei que posso contar sempre incondicionalmente. Agora, aquilo que prometo é continuar a trabalhar no duro. Novos objectivos em mente e muito vou lutar para os alcançar...

9 comentários:

Anónimo disse...

Sem espinhas.Não duvido k vais continuar a trabalhar e eu cá estou para te ajudar a encontrar o caminho certo para tudo k se relacione com a tua vida.
Abraço

Anónimo disse...

Hugo, mais uma vez, faço uma venia ao teu grande resultado!aos teus pais os meus Parabéns tb...são eles o teu alicerce!qt a mim, continuarei a tentar seguir a tua roda...e já ñ é mau!estás no caminho certo, Campeão!Paulo Pires

João França disse...

Grande Hugo! Mais uma vez muitos parabéns por este título que não está ao alcance de todos! E parabéns também pelo texto. Muito bem escrito! Continua o bom trabalho, com esse espírito de perseverança e, acima de tudo, continua a sonhar alto! Tudo é possível com esforço, dedicação, seriedade e ambição! Bons treinos

Anónimo disse...

Hugo, para além de seres um grande atleta, és também uma pessoa enorme :) Fico mto contente por ti e desejo q tdo te corra sempre bem :) Estamos cá...

Grande abraço!

Joao Moreira

Anónimo disse...

Parabéns! Continua com a tua insistência e perseverança. Uma palavra de respeito e admiração para os teus pais.Aproveita os resultados mas aproveita-os também a eles. Na vida tudo se consegue. Até o impossível.VM.

Henrique disse...

Hugo, amigo tem cuidado com esse comentário desse tal João Moreira! O gajo não é aquilo que parece! Estou a brincar é claro um grande abraço para ele também e tudo de bom para voçes que andam para ganhar! Um grande abraço para os domingueiros em especial para o velho Ventura!
Para ti não podia esperar outra coisa campeão do mundo é pouco! Continua que vais no bom caminho.

Anónimo disse...

Parabéns pelo resultado, mas parabéns pela pessoa que és, forte, determinado e humilde! Tenho o privilégio de ser do teu clube, de treinar contigo e de aproveitar tantas e tantas vezes a tua roda. Continua sempre assim que um dia até a ti te surpreenderás!
Um forte abraço DocTriVentura!
Josué Broken Rib Oliveira

paulopires disse...

parabéns Hugo
foi um prazer ter o Triatleta, Estudante, Campeão do Mundo, Exemplo de vida e atitude na escola secundária de Vagos
obrigado

paulopires disse...

viva!

parabéns pelo teu novo titulo
Foi uma honra ter o TRIATLETA CAMPEÃO DO MUNDO e ESTUDANTE, exemplo de vida e atitude para todos nós, na Escola Secundária de Vagos.
OBRIGADO