domingo, 14 de novembro de 2010

Época 2009-2010 continuação

Depois de Oeiras começaram as provas internacionais e etapas do Campeonato Nacional Individual
Campeonato da Europa, Athlone - era o último Campeonato da Europa como atleta júnior e queria fazer um bom resultado. Estagiei com o grupo dos juniores semanas antes e cheguei lá bem preparado. Tal como eu esperava, a prova correu-me muito bem, começando com uma boa natação. Na bike, depois de um esforço inicial embora que curto, não me desgastei e deixei o trabalho essencial para os restantes elementos. Com isto, consegui uma corrida de bom nível e cortei a meta em 12º classificado, o melhor entre os júniores masculinos portugueses.
Triatlo de Aveiro - Era a minha 1ª etapa do Campeonato Nacional Individual e como corria em casa, a pressão era grande. Na verdade, não cheguei à prova como devia ter chegado. Depois do europeu distraí-me um pouco (o que é natural depois de um bom resultado, mas que não devia ter acontecido, porque sabia as provas que ainda faltavam) e portanto as coisas podiam ter corrido melhor. 2ª à saída da água e claro, integração no grupo da frente. Perdi 1 lugar na corrida e no final, 5º classificado. Não foi bom, mas podia ter sido muito pior. No dia seguinte, havia a prova de estafetas, que era o Campeonato Nacional de Clubes. A pressão era grande, já que estava na equipa principal do Clube Olímpico de Oeiras, que defendia o título com uma equipa apenas constituído por júniores. José Veiga, eu e Miguel Fernandes. No final, conseguimos a 2ª posição da geral. Quanto aos júniores, a minha equipa ganhou claramente a competição.
Campeonato do Mundo, Budapeste - Era a 2ª vez que ia participar num Campeonato do Mundo. Da 1ª vez as coisas não tinham corrido muito bem, mas desta feita as coisas não podiam ter corrido melhor. Com um estágio de preparação em altitude, cheguei a Budapeste no meu melhor momento de forma da época. Na prova, juntou um grupo grande na frente, com cerca de 30 elementos e todos os Tugas (Eu, Miguel Fernandes e João Serrano). Decisão para a corrida final. Do grupo fui o 10º melhor, mas como fui passado por um atleta do grupo de trás, o resultado final foi o 11º posto. Sem dúvida uma época internacional que para mim foi brilhante e uma grande forma de terminar o escalão júnior.
Triatlo de Setúbal - Aproveitando o balanço do Campeonato do Mundo, foi também uma boa prova. Depois de integrar o grupo que perseguia o João Pereira, chegado à corrida consegui fazer um bom parcial. O percurso era muito duro, mas saí-me bem e repeti o 5º lugar de Aveiro. Na meta, era o melhor júnior, o que confirmava o meu bom momento de forma.
Triatlo de Montemor-o-Velho - A época foi longa e acabou na final do Campeonato Nacional Individual. Trabalhei para chegar bem a esta prova, já que tinha boas hipóteses no Campeonato. Depois de nadar bem e ter uma bike tranquila, pensava que estava forte para correr. Enganei-me. Estava muito preso e cansado e o resultado foi mau. Acabei na 11ª posição e perdi uma posição, o que me relegou para o 4º lugar final do Campeonato Nacional Individual.
Conclusão - Apesar de ter começado de uma forma atribulada e de ter acabado com uma prova menos boa como já expliquei, posso afirmar que tive uma excelente época. Dos objectivos que tracei a mim mesmo no inicio da época, apenas falhei um, por isso posso dizer que foi uma época muito boa. Se tivesse conseguido ficar no pódio do Campeonato Nacional Individual (foi o objectivo que falhei), tinha sido uma época excelente. Vou trabalhar para que para o ano assim seja. Obrigado e desculpem qualquer coisa...

Sem comentários: