Bem e aqui estou eu mais uma vez para contar aquilo que aconteceu em mais uma prova que realizei. desta vez, foi em Espanha - Ferrol o Campeonato Ibero-Americano e Taça da Europa de Triatlo. Na sexta-feira depois de almoço seguimos viagem do CAR em direcção ao Porto, onde fomos apanhar o Palma, depois continuámos a nossa viagem e chegámos a Ferrol, por volta das 21h00 locais. Jantar, dar uma volta pela cidade (aproveitámos para ver o percurso de bicicleta nas carrinhas) e regressar aos quartos para descansar. No sábado, os procedimentos normais com os reconhecimentos dos percursos e à tarde o descanso do guerreiro.
Chegava o dia. Bem cedo as raparigas levantávam-se para tomar pequeno-almoço e prepararem-se para a prova que tinha partida marcada para as 09h30. A melhor portuguesa no final da prova, foi Mariana Costa, que depois de uma brilhante prova conseguia o 5º lugar da geral e o 3º lugar na competição Ibero-Americana o que lhe valeu uma subida ao pódio. Filipa Ferreira, foi a 2ª melhor portuguesa, depois Joana Marques e Filipa Sampaio.
A Mariana no pódio do Campeonato Ibero-Americano
Quanto aos Homens, o nosso dia começava um pouco mais tarde. Pequeno-almoço, preparativos, material no parque de transição 2 (a prova tiha 2 parques), números nos braços pernas e mão, fotografia, vestir o fato e aquecimento dentro de água. Tudo isto se fez com a descontração necessária para que o stress não fosse mais do que aquele que já é naturalmente. QUanto à prova, foi assim:
Take your marks.... Péééééééé...
Natação: Para variar um bocadinho, muita porrada na natação, não apenas no início, mas durante todo o segmento. Fazia-se sentir um pouco de corrente e eu após ter partido bem e encaixado de imediato nos pés, consegui não desviar muito da "rota". Ao longo do percurso fui recuperando posições e saía perfeitamente encaixado ao final das voltas. Desta forma o 1º português a sair da água, foi sem espanto o Serrano, depois eu e o Amorim (os 3 no 1º grupo). Mais atrás saíam os outros 3 portugueses (Rúben, Fabricio e Palma) já noutro grupo.
Ciclismo: Todo o grupo que tinha saído à frente na água juntou na bicicleta e estava a rolar a uma velocidade jeitosa durante cerca de 4 voltas. Nas primeiras voltas ainda contou com a colaboração de dois Portugas, eu e Amorim, mas depois a mando do treinador presente e técnicos, acabámos por deixar as despesas para os outros atletas. O que é certo é que a cerca de 1 volta e meia do fim deste segmento (constituído por troço de ligação até ao PT2 e por 6 voltas de 6 km) o meu grupo acabava por ser alcançado pelo grupo perseguidor, que teve uma grande ajuda do Palma. Foi nesta altura que uma das algumas fugas que se foram tentando durante a prova resultou. Eu estava nos atletas da frente do grupo e ao ver um ataque que tinha grandes chances de resultar não hesitei em levantar o rabo (foi numa subida) e integrar a fuga com mais dois atletas (um dinamarquês e outro Belga) que acabava por resultar. até ao final do Ciclismo, ganhámos aproximadamente 1 minuto ao grupo e ao chegar ao PT conseguia ser o 1º a entrar.
Corrida: Faltavam só 10km de corrida final e foram 10km muito bons. A sensação de estar na frente é mesmo muito boa, principalmente quando se trata de uma prova internacional. Fiz quase 2 voltas na 2ª posição quando fui apanhado por um atleta. Mais tarde, acabava por recuperar o 2º posto, mas mais atletas e fortes corredores que vinham de trás acabaram por me passar (como era de esperar) tendo eu, conseguido a 13ª posição da geral.
Considero que fiz uma excelente prova e que acima de tudo não desiludi aqueles que mais me apoiam e a mim mesmo, que também é muito importante.
Quanto aos restantes portugueses, 23ª posição para o Palma, 35º o Amorim, 36º o Rúben, 37º Serrano e 41º Fabrício.
Os treinos continuam e novas provas irão surgir. Resta esperar e trabalhar.
Bons treinos e no próximo post deixo imagens da prova
4 comentários:
Parabéns Hugo! Grande Resultado!
Continuação de bons treinos e, claro, boas provas.
Força!
Excelente, como atleta do nosso pelotão sinto um orgulho muito grande em vêr esta geração de jovens a representar-nos de forma tão brilhante em provas internacionais.
Hugo parece que os Olimpicos são talhados para ti, 3 provas , 3 grandes resultados e neste um grande tempo (já só falta tirar 3' nos 10 kms.)
Mais uma vez parabéns.
Paulo Pitarma
muitos parabens...
Enviar um comentário