segunda-feira, 27 de julho de 2009

Triatlo de Penacova

Com objectivos declarados antes da prova, adivinhava-se mais uma vez dificuldades principalmente nos percursos de bicicleta (20Km) e corrida (5km). Muito calor, como de costume nesta prova e menos atletas à partida comparativamente ao ano passado (é de compreender, já que o ano passado era Campeonato Nacional de Clubes).
Dada a partida, grande confusão, pelo menos para mim, já que arranquei mal com alguns atletas a virem literalmente para cima de mim o que dificultou bastante. Apesar disto consegui integrar e sair no grupo da frente em 6º lugar. Optei por tirar o fato isotérmico em baixo logo a seguir às primeiras escadas e subir com o fato na mão. Penso que foi uma boa opção e acho que ganhei alguns segundos com isso. Quando saí do parque de transição era o 3º classificado com o João Silva e o João Pereira mesmo à frente a uns metros que eu acabei por conseguir fechar pouco depois de passar a ponte e começar o falso plano antes da subida. Assim as dificuldades a sério começavam e fizemos a 1ª subida juntos, mas ao passar pelo parque de transição 2 o João Pereira ficava para trás e pouco mais tarde na subida seguinte o João Silva, o que me deixava isolado na frente da competição. Ao longo das voltas de ciclismo fui ganhando sempre tempo aos mais directos adversários e cheguei ao parque de transição com aproximadamente 40seg de vantagem sobre o Pedro Gomes que assumiu esta posição no ciclismo, seguido do José Estrangeiro na 3º posição. Até ao final da prova, as posições cimeiras não sofreram alterações, o que fez com que eu ganhasse a minha primeira Taça de Portugal. 36seg mais tarde cortava a meta Pedro Gomes e a 1m33seg acabava o José Estrangeiro. Na 4ª posição João Pereira e na 5ª com uma grande recuperação ao longo da prova, Lino Barruncho.
À semelhança daquilo que aconteceu o ano passado, o segmento de ciclismo foi mais uma vez decisivo (na fotografia, uma das passagens pelo ponto mais alto do percurso [penso que na 1ª volta] e onde a estrada parecia não terminar e não parar de empinar como se diz na giria). Quanto à assistência esteve muita gente a ver e a puxar por nós. Na minha situação, tenho que realçar o apoio que os meus pais me deram e me têm dado sempre de forma incondicional, quer nos bons quer nos maus momentos. Sem dúvida o melhor apoio que tenho na minha vida, quer desportiva, quer em todos os outros aspectos. A eles um MUITO OBRIGADO...
Para a semana há mais com o Campeonato Nacional de Júniores, este ano a realizar-se no Fundão...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Aveiro e seguinte...

Ainda falta falar um pouco de como foi o Campeonato Nacional de Clubes da semana passada em Aveiro. Uma prova disputada por estafetas, em que cada elemento da equipa realiza um triatlo na distância SuperSprint. Muitas equipas à partida, com vários clubes a apresentarem mais que uma formação. O meu clube (Olímpico de Oeiras) era um deles e apresentava-se com 2 equipas, 1 do escalão júnior e outra do escalão Sub-23. Na partida, o Miguel Fernandes abriu a nossa equipa e andou sempre no grupo perseguidor ao João Amorim que ia sozinho na frente. No entanto este último viria a ser apanhado no segmento final de corrida por outros atletas, entre eles o Miguel, que me entregou o testemunho em 3º lugar depois da formação A do Sporting e da formação A no Olímpico. Tudo estava bem encaminhado para que o Olímpico se entendesse bem na frente e chegássemos os dois isolados ao parque de transição (eu e o Miguel Arraiolos). Assim foi, andei grande parte do ciclismo sozinho e na parte final o Arraiolos juntou-se a mim e tal como previsto chegámos isolados. Depois na corrida, acabei por ser apanhado pelo Duarte Marques do Camarnal. O Arraiolos entregou em 1º e eu em 3º. Estes lugares mantiveram-se até final. O Olímpico de Oeiras, revalidava o título do ano passado com a formação A ganhando também o escalão. A formação B ficava em 3º absoluto e garantia o título no escalão Júnior, ficando na geral atrás no Camarnal. Este 3º percurso, foi efectuado pelo João Silva (Olímpico A) que seguiu sempre isolado na frente acabando com mais de um minuto de vantagem sobre o 2º classificado, Camarnal, com Sérgio Silva. Da minha equipa, quem fechou foi o Hugo Alves que fez uma prova muito interessante e grande parte dela com o Sérgio Silva.
Mais ou menos a repetição daquilo que se passou no dia anterior (fotografia de sábado, mas no domingo voltámos a passar neste local juntos)
Já este domingo, vou participar no Triatlo de Penacova, onde o ano passado se disputou o Nacional de Clubes ainda no formato antigo e onde o Olímpico foi campeão como já disse com o João Silva (1º absoluto), Hugo Ventura (3º absoluto) e Miguel Arraiolos (4º absoluto). Este ano, mais uma vez Penacova, ganha a medalha de prova mais dura, com os percursos todos iguais aos do ano passado.

domingo, 19 de julho de 2009

Rescaldo fim de semana

E passou mais um fim de semana recheado de provas, desta vez em casa. Foi o IIIº Triatlo de Aveiro. Este ano a cidade acolhia a 2ª etapa do Campeonato Nacional Individual e também o Campeonato Nacional de Clubes que este ano se disputa no formato de estafetas (3 atletas em que elemento da equipa faz um triatlo [300m/8km/2.1km]), o que demonstra a evolução que a prova tem tido desde o seu começo. No sábado, de manhã era a "miudagem" que animava, já da parte da tarde a prova rainha do dia: a 2ª etapa do Campeonato Nacional Individual, triatlo disputado na distância Olímpica. Às 16h era dada a partida e cerca de 200 atletas partiam para nadar na ria. Como habitual uma grande confusão ao início, mas depois juntou um grupo na frente onde eu estava incluído de cerca de 12 unidades. A natação acabava e logo no parque de transição muita coisa mudava. Eu fiz uma transição rápida o que me permitiu ser um dos primeiros a sair do parque, já mais para trás o grupo já vinha algo esticado e talvez partido em certos lugares. Assumi a liderança e tive a ajuda do Miguel Arraiolos que me ajudou a puxar. A certa altura apercebi-me que ninguém estava disposto a puxar e foi nessa altura que decidi ir sozinho. Passei a 1ª volta isolado e depois juntei com o MimsS (Arraiolos) e seguimos o ciclismo todo sozinhos. Sempre a puxar à vez para ganhar o máximo de tempo possível, foi assim durante todo o ciclismo. 2ª transição e tínhamos cerca de 2'40'' de vantagem sobre o grupo de trás, vantagem que foi suficiente para gerir até ao final da prova. Assim, Miguel Arraiolos na 1ª posição e 10seg atrás eu. Na terceira posição chegou o Estrangeiro e depois o Silva. Na quinta posição chegou Vasco Pessoa. Com isto, o Olímpico de Oeiras, ficou com as 5 primeiras posições da geral, facto que evidencia o domínio deste clube, que já tem vindo a ser regular. Com este resultado, fico na liderança do Campeonato Nacional Individual.
Deixo aqui algumas fotografias desta prova...
Eu e o MimsS numa das passagens junto ao Parque de Transição, onde estava muita gente a assistir e a puxar por nós. Desde já o muito Obrigado a todos aqueles que me estiveram a apoiar neste fim de semana de Triatlo. O vosso apoio é muito importante e fundamental.
Já no segmento final de corrida a pé (já na 2ª posição, que mantive até final)
No final da prova, a troca de impressões, entre os lideres de quase toda a prova e companheiros de equipa e treino.
No entanto, o Triatlo não acabava no sábado, sendo que no domingo houve uma prova aberta (SuperSprint) e o Campeonato Nacional de Clubes. Mas esse relato fica para amanhã. No domingo à tarde ainda houve força para ir fazer uma travessia a nadar. Fim de semana em grande... Mais uma vez Obrigado a todos...

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Holten - Holanda

Desta vez, o Campeonato da Europa de Júniores e Elite foi na Holanda. O ano passado em Portugal, as coisas não tinham corrido muito bem para o meu lado, pois com uma queda perdi alguns lugares. Ainda assim, consegui um 19º lugar. Este ano, as expectativas eram altas e dadas as circunstâncias, pensei que ia lá trazer um lugar melhor que o de 2008. No entanto, acabei por ficar em 36º da geral e 4º português.
Com 79 Júniores à partida era de prever que na natação houvesse muita porrada e que a viragem nas bóias fosse complicada. Assim foi, no entanto, saí no grupo da frente, que era bastante numeroso. Transição e na saída, este grupo acabou por partir em 3. Rapidamente o 2º grupo juntou ao 1º, ficando um grupo bastante numeroso. Uns metros atrás, vinha eu e mais 2 atletas e mantivemos a distância para o grupo durante cerca de 5km, altura em que o alcançamos, já com a ajuda do Amorim.Ninguém ajudava e o grupo estava mesmo ali. Tiveram de ser os Tugas. De seguida, o ciclismo deu-se nas estreitas ruas de Holten e à chegada à transição éramos cerca de 50 Júniores (entretanto outro grupo onde vinha o Palma colou, já na parte final). Consegui uma boa transição e fui um dos primeiros a sair do parque de transição. No segmento de corrida final, os outros foram mais fortes que eu, num dia em que não corri especialmente bem.
Gostei muito da experiência e de representar Portugal mais uma vez. Além disto, o grupo de trabalho é fantástico, o que torna as viagens ainda melhores.
Aproveito para realçar aqui dois resultados: o da Vanessa, que voltou ao mais alto nível e o do Bruno Pais que fez uma prova de se lhe tirar o chapéu a que tive oportunidade de assistir. Parabéns...
Agora, neste mês de Julho, vou participar em pelo menos 2 provas, uma em Casa - Aveiro e outra no Fundão - Campeonato Nacional de Júniores